INSS: Nesses casos, é possível o acúmulo de benefícios; Saiba se você pode

acumular-fgts
Publicidade

Saiba se o INSS permite que você acumule benefícios. Muitos INSS que já estão aposentados ou já recebem algum tipo de benefício, tem medo de ficar para trás em outro benefício, então essa é uma questão recorrente nas discussões.

Além disso, a reforma da previdência também ajudou as pessoas a se envolverem mais na questão da dúvida. Então, pensando nessas questões e no significado da legislação, separamos aqui as possibilidades de acumulação de benefícios do INSS e as situações em que a acumulação é proibida.

Leia também:
INSS: Veja como aumentar o valor do seu benefício em 2022

Publicidade

Quando a acumulação não é possível INSS?

Com Após a reforma da previdência que já entrou em vigor, houve novas alterações no que diz respeito às possibilidades de acumulação de benefícios, em particular no que diz respeito à redução do valor dos benefícios em caso de acumulação.

A lei assim prevê, excepto nos casos em que o direito tenha sido adquirido, os seguintes benefícios não podem ser tomados em conjunto:

  • Aposentadoria e doença;
  • mais de um benefício de aposentadoria;
  • Aposentadoria e benefícios permanentes;
  • Licença maternidade remunerada;
  • Mais do que uma anuidade acidentária;


Mais do que uma anuidade deixada pelo cônjuge ou companheiro, com exceção do direito de escolher a mais barata.

Publicidade


Também vale ressaltar que também não é o caso autorizado gt a receber o prego do seguro-desemprego conjunto ou outros benefícios PE do benefício permanente da previdência social.

Também não é possível receber auxílio-doença e auxílio-acidente para a mesma invalidez, mas é possível a acumulação se resultarem de fatos geradores diferentes.

Em relação ao auxílio-acidente, é importante mencionar que cabe ao ano Em 1997 era possível a cumulação com a pensão, mas hoje não é mais possível.

Se o segurado tem dois empregos vinculados ao RGPS, não é possível receber dois benefícios, mesmo que tenha são cargos e cargos diferentes, ambos estão vinculados ao mesmo regime.

Quando é possível acumular conquistas INSS ?

A regra diz que conquistas provenientes de dois regimes diferentes podem ser acumuladas, Aposentadoria de o RGPS (INSS) e RPPS Aposentadoria (funcionário público). Além disso, a norma estabelece que não há limite para a acumulação de benefícios por morte nos diferentes regimes.

Além disso, o benefício por morte de cônjuge ou companheiro dos regimes pode ser acumulado com pensões militares ou com benefícios por inatividade de militares exercício nos termos do art. uma redução para o outro, cf :

Até 1 salário mínimo, você recebe 100% do valor;
De 1 a 2 salários mínimos, você recebe 60% do valor;
De De 2 a 3 salários mínimos, você recebe 40% do valor;
De 3 a 4 salários mínimos recebe 20% do valor;
Os 4 salários mínimos mais altos recebem 10% do valor.

Veja também:

Publicidade

Deixe um comentário