Estou na lista de espera do Auxílio Brasil. O que posso fazer para ser aprovado mais rapidamente?

AUXILIO-BRASIL-BOLSA-FAMILIA-AUXILIO-EMERGENCIAL
Publicidade

Auxílio Brasil: A Secretaria da Cidadania é a secretaria do governo federal responsável pela seleção dos beneficiários do programa.

Dada a crescente pobreza no país, a Lista de espera para O Auxílio Brasil está cheio novamente. Estima-se que aproximadamente 3 milhões de famílias que vivem em situação de pobreza ou extrema pobreza atendem aos critérios do programa e ainda não foram selecionadas.

Publicidade

Leia também: Devo devolver o auxílio emergencial? Entenda as regras

A Secretaria de Cidadania confirmou que aproximadamente 40.000 serão adicionados ao pagamento de maio, mas o número é longe de ser suficiente para encurtar a espera. Nesse cenário, há quem se pergunte se há alguma forma de agilizar o processo.

Como posso deixar o Auxílio Brasil mais rápido?

O primeiro requisito do governo para quem quer participar no programa devem estar inscritos no cadastro de uniformes (CadÚnico). Esses registros são mantidos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou Postos de Atendimento da Prefeitura.

Publicidade

Com base nesse banco de dados, a Secretaria de Cidadania seleciona os beneficiários do Auxílio Brasil e outras iniciativas sociais. Por isso, é muito importante garantir que as informações estejam devidamente atualizadas.

As chances de ser selecionado aumentam quando o cadastro familiar está atualizado, pois inconsistências nos dados causam problemas. Sempre que houver mudança na situação familiar, como nascimento de um membro ou mudança de endereço, o CadÚnico deverá ser alterado.

Grupos Prioritários Auxilio Brasil

Os beneficiário que seguem todos os requisitos para acolhimento, existem certos grupos que são considerados prioritários. Veja quais são:

  • Quilombolas;
  • Indígenas;
  • Coletadores de materiais recicláveis;
  • Membros em trabalho infantil;
  • Membros resgatados de condições análogas à escravidão.

Pertence para você família a um desses grupos, é possível que isso tenha prioridade nos próximos meses. Para acompanhar o status da aprovação, baixe o aplicativo oficial do Auxílio Brasil (Android e iOS) e confira as informações com o CPF da pessoa.

Veja também:

Publicidade

Deixe um comentário