Como obter implantes dentários pelo SUS

Implante-Dentario
Publicidade

É possível obter implantes dentários pelo SUS? Sim, e vamos explicar como você pode conquistar esse serviço e realizar seu sonho de atendimento odontológico. Afinal, a saúde bucal vai além da manutenção higiênica, mas também faz parte de quem somos e como nos sentimos em relação a nós mesmos, e nada melhor do que um belo sorriso!

Como fazer implante dentário pelo SUS.

Como conseguir um implante dentário pelo SUS?

Publicidade


Uma boca saudável garante mais saúde para a vida de uma pessoa, em termos de melhor mastigação, fala, respiração mais fácil e ainda mais segurança na inalação em qualquer situação.

Com isso em mente, o SUS (Sistema Único de Saúde) oferece serviços odontológicos e ortodônticos gratuitos para melhorar a saúde bucal do brasileiro, incluindo implantes dentários, essenciais à vida das pessoas. De acordo com uma pesquisa realizada por estudantes de odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), as pessoas que recuperam os dentes geralmente melhoram sua qualidade de vida.

Situação da saúde bucal no Brasil

Embora muitos brasileiros já tenham se beneficiado do programa Brasil Sorridente, a higiene bucal dos brasileiros ainda é uma preocupação.

Publicidade

Você sabia que o Brasil é o país com mais dentistas do mundo? A partir de 2018, segundo o Conselho Federal de Odontologia, são mais de 300 mil profissionais, e desde então muitos outros profissionais se formaram, Infelizmente, uma pesquisa do Ministério da Saúde mostrou que cerca de 55,6% dos brasileiros não visitam o dentista anualmente, tornando mais provável que pessoas com mais de 18 anos tenham perdido todos os dentes. E infelizmente menos de 41,5% dos brasileiros com mais de 60 anos. Sem dúvida, esses dados justificam a importância social de políticas públicas como a oferta de implantes dentários pelo SUS.

Como faço para obter um implante dentário?

Para se beneficiar de um implante dentário pelo SUS, é necessário verificar se o programa atende a sua região.

Em 2004, o governo lançou o programa Brasil Sorridente, considerado o maior programa de saúde bucal do mundo. O objetivo é justamente dar acesso ao tratamento odontológico gratuito para brasileiros de baixa renda que não podem pagar.

Centro de saúde da sua região


Você deve se cadastrar no posto de saúde e agendar uma consulta . consulta de análise. Dependendo da região, pode demorar algum tempo devido à alta demanda das pessoas. Enquanto isso, você pode se preparar para a implantação.

A consulta será feita com um especialista próximo e pode durar de 30 a 90 dias dependendo da urgência do seu caso. Os casos prioritários para atendimento do SUS são pacientes após acidentes, perda de dentes importantes (por exemplo, dentes da frente) ou problemas de mastigação e outros casos que afetam a qualidade de vida dos pacientes.

Como é realizado o procedimento de implante dentário pelo SUS?

É necessário levar o procedimento a sério e seguir as recomendações dos dentistas.

O procedimento de implante dentário do SUS consiste em uma pequena operação na qual uma prótese é colocada no paciente em questão de minutos. No entanto, o tratamento não é adequado para todas as pessoas, pois requer boa saúde. Pacientes com diabetes, hipertensão ou doenças crônicas requerem atenção médica para este procedimento.

Cuidados com implantes dentários SUS



Todas as recomendações pré e pós-operatórias devem ser seguidas, incluindo exames pré-operatórios e certifique-se de pré- comer bem após o procedimento. No pós-operatório, é recomendado que o paciente ingira dieta líquida e refrigerada nas primeiras 12 horas. Depois disso, ele pode começar a comer alimentos macios. A alimentação só pode voltar ao normal após 24 horas, mas o especialista explicará isso detalhadamente durante a consulta.

Tratamentos odontológicos possíveis no SUS

Além dos implantes dentários, o SUS oferece outros procedimentos gratuitos:

  • Remoção de dentes do siso;
  • Tratamento de cáries;
  • Cirurgia dentária (por exemplo, canal);
  • Tratamento gengival;
  • Exames para detectar câncer bucal; e outros.

Uma dica: Caso o SUS esteja demorando muito para processar sua consulta, você também pode verificar a disponibilidade de serviços nas faculdades de odontologia da sua região. Lá, também, o serviço é gratuito por causa dos estágios dos alunos. Vale a pena conferir.

Publicidade

Deixe um comentário