Começa hoje a segunda parcela do décimo terceiro dos Aposentados 2022

decimo-terceiro-aposentados
Publicidade

Cerca de 30,5 milhões de aposentados e aposentados terão direito aos valores; Confira a tabela do dia 13ªdo INSS

Nesta segunda-feira (25) começa o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Publicidade

O pagamento do dia 13ª do INSS 2022, tradicionalmente realizado em agosto e dezembro, foi antecipado pelo governo federal com o objetivo de mitigar os efeitos da inflação e dinamizar a economia. Este é o terceiro ano em que a medida está em vigor.

Segundo a Secretaria do Trabalho e Previdência Social, cerca de 30,5 milhões de aposentados e aposentados têm direito aos valores. Cerca de R$ 56,7 bilhões circulam na economia brasileira em antecipação ao benefício.

Para mitigar ainda mais perdas econômicas em tempos de alta inflação e promover o comércio, também com o objetivo de uma possível Vantagem eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro anunciará mais uma vez a expectativa do 13º salário para aposentados e aposentados do INSS. Assim como em 2020 e 2021, o governo vai adiantar as duas parcelas da 13ª para mais de 30 milhões de beneficiários do INSS.

Publicidade

Bolsonaro tem que assinar uma medida provisória em cerimônia no Palácio do Planalto hoje. O ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Onex Lorenzon, também confirmou a antecipação. Queremos fazer o pagamento [do dia 13ª do INSS] integralmente entre abril e junho. Haveria dois pagamentos, um entre abril e maio e outro entre maio e junho, disse ele.

Brasileiros que receberam benefícios como pensão, pensão por morte, auxílio-doença nos últimos 12 meses têm direito ao o 13º salário Salário do INSS, auxílio acidente ou benefício de integração.

INSS calendário 2022


O valor correspondente à primeira metade do 13º salário dos pensionistas será liberado de 25 de abril a 6 de maio. Aos que passaram a receber o benefício do INSS a partir de janeiro, o valor será rateado.

A segunda parcela da décimo terceiro dos aposentados será paga entre 25 de maio e 7 de junho. Vale lembrar que essa parte é o abatimento do imposto de renda.

A antecipação do décimo terceiro INSS já vem sendo utilizada pelo governo nos últimos dois anos para dar apoio financeiro a esse segmento vulnerável da população durante o período piores momentos da pandemia. Este ano a 1ª parcela seria paga em agosto sem nenhuma antecipação e a 2ª parte do pagamento só seria liberada em novembro.

A ação para antecipar o pagamento do 13º dos aposentados acabou impactando o Congresso, onde foi elaborado o projeto de lei que estipula o pagamento do 14º salário do INSS. A proposta ainda está em tramitação nas comissões da Câmara dos Deputados e deve ser votada pelas duas casas, além da aprovação do Presidente da República para liberação do pagamento.

Segue o calendário do INSS 2022 o número final da candidatura dos beneficiários e o nível de desempenho. Posteriormente, recebe-o quem tem direito a mais de um salário mínimo.

Os segurados que recebem auxílio-doença temporário (anteriormente auxílio-doença) também têm direito a uma parte menor do décimo terceiro, calculado de acordo com a duração do o benefício do salário mínimo.

Tabela de Pagamento do INSS

Para quem recebe salário mínimo (R$ 1.212) INSS é pago entre abril e junho Segundo o Ministro do Trabalho e Previdência Social, a 1ª parcela do 13º salário do INSS deve ser paga entre abril e maio e a 2ª parcela é liberada entre maio e junho. Se a previsão for confirmada, já é possível saber com antecedência as datas em que o segurado receberá o décimo terceiro salário.

Veja abaixo o calendário de pagamentos de acordo com o holerite para os próximos meses:

Calendário antecipação do 13º salário do INSS – Para quem recebe UM salário mínimo
Dígito final NIS1ª parcela2ª parcela
125 de abril25 de maio
226 de abril26 de maio
327 de abril27 de maio
428 de abril30 de maio
529 de abril31 de maio
602 de maio01 de junho
703 de maio02 de junho
804 de maio03 de junho
905 de maio06 de junho
006 de maio07 de junho

Como consultar o INSS.
Os aposentados e pensionistas do INSS podem consultar o extrato com os valores e as datas do décimo terceiro pagamento, tanto pelo aplicativo Meu INSS disponível para smartphones e tablets quanto pelo site gov.br/meuinss.

Veja Também:

Publicidade

Deixe um comentário