A pensão do INSS cobre as donas de casa?

aposentadoria-para-dona-de-casa-1024x684-1
Publicidade

O benefício INSS previdenciário é um direito dos trabalhadores que contribuem mensalmente para a Previdência Social.

Ser dona de casa é um trabalho que exige empenho diário, es mas não garante tempo livre ou benefícios. Milhões de pessoas hoje têm o trabalho doméstico como principal ocupação, mas quando os idosos chegam ficam desamparados.

Publicidade

Por Perguntar Este Motivo Muitas pessoas gostaria de saber se o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece algum tipo de pensão para donas de casa. Infelizmente, aqueles que pertencem a este grupo não atendem às regras para pagamento deste tipo de benefício.

Um dos principais requisitos para receber um benefício da Previdência Social é estar segurado. Isso significa que o candidato deve ter um número mínimo de contribuições previdenciárias no momento da solicitação.

Quem não contribui não pode solicitar nenhum tipo de pensão, como é o caso da maioria das donas de casa.

Publicidade


Como posso contribuir para o INSS?


O cidadão que deseja garantir uma renda no futuro não precisa trabalhar com carteira assinada, basta recolher como segurado facultativo.

Para começar a contribuir, basta acessar o site ou aplicativo Meu INSS, clicar em cadastre-se e selecionar a opção de afiliado. Após concluir o cadastro, o usuário receberá um número de identificação – NIT.

O restante do processo também pode ser feito pelos canais digitais, incluindo a emissão da Guia da Previdência Social (GPS) para recolhimento dos valores mensais .

Veja também:


Publicidade